Image

Boas Práticas

Confira os conteúdos de boas práticas para proteção das informações corporativas e pessoais.

Senhas

Senhas

A senha é nossa identidade digital e é a primeira barreira de proteção dos principais sistemas. Diante disso, disponibilizamos algumas dicas gerais e para você proteger e escolher boas senhas.

Cuide das suas senhas

Devemos ter muito cuidado ao lidar com senhas no ambiente corporativo e pessoal.

  • Escolha uma boa senha
  • Tenha uma senha diferente para cada cadastro
  • Nunca utilize as senhas corporativas em contas pessoais
  • Utilize uma ferramenta de gerenciamento de senhas
  • Não fale sua senha em voz alta
  • Evite salvar senhas em papéis físicos ou arquivos no computador
  • As senhas são individuais e intransferíveis, cada colaborador deve ter seus devidos acessos para realização das suas atividades, o compartilhamento de senhas entre colaboradores não deve ocorrer
Image

Escolhendo boas senhas

Muitas pessoas utilizam senhas simples e fáceis de lembrar. Esse comportamento facilita muito a vida dos atacantes. Assim, escolher boas senhas é uma dos coisas mais importantes que podemos fazer pela proteção das informações. Seguem abaixo 8 dicas para criação de senhas robustas para seus logins.

  • Ela é longa? Tente usar pelo menos 10 ou 12 caracteres, ou o máximo possível.

  • Ela é difícil de adivinhar? Evite sequências, como "12345" ou "qwerty", pois elas podem ser hackeadas por força bruta em segundos. Pelo mesmo motivo, evite também palavras comuns ("senha1").

  • Ela tem tipos variados de caracteres? Letras minúsculas e maiúsculas, símbolos e números devem fazer parte da senha. A variedade pode tornar a sua senha mais imprevisível.

  • Substituições óbvias de caracteres são evitadas? Por exemplo, usar o número zero "0" no lugar da letra "O". Essas substituições já estão codificadas nos softwares de hackeamento atuais. Então, evite isso.

  • A senha usa combinações de palavras incomuns? As senhas podem ser mais seguras se usarem palavras inesperadas. Mesmo que você use palavras comuns, é possível organizá-las em uma ordem estranha e certificar-se de que não estejam relacionadas. Ambos os métodos podem neutralizar os hackeamentos baseados em dicionários.

  • Você consegue memorizá-la? Use algo que faça sentido para você, mas que será difícil para os computadores adivinharem. Mesmo senhas aleatórias podem ser lembradas pela memória muscular, sendo semilegíveis. Mas senhas que impeçam o seu acesso não ajudam muito.

  • Você já usou a senha antes? Reutilizar senhas compromete várias contas. Use sempre algo original.

  • A senha apresenta uma regra difícil de ser adivinhada por computadores? Um exemplo pode ser uma senha de três palavras com quatro letras cada, onde as duas primeiras letras de cada palavra são substituídas por números e símbolos. Por exemplo: "?4sa#2to?6da" em vez de "casagatovida"

Importante!

Nunca utilize dados pessoais nas senhas, como por exemplo, celular, datas de nacimento, CPF, etc.

Image
Fonte: Kaspersky

Utilize uma ferramenta de Cofre de Senhas

Os cofres de senha ferramentas bastante úteis para gerenciar as senhas. Dentre os principais estão o Bitwarden, Keepass e Lastpass. Traremos aqui, detalhes sobre a utilização do Bitwarden, que possui aplicativo para Android, Iphone, Windows, MacBook e possui um plugin para utilização no browser.

Bitwarden

Seguem abaixo alguns vídeos para criação de conta e utilização via browser. Mais detalhes podem ser obtidos no site do fabricante.
Criando conta
Plugin no navegador

Tipos de ataques

Os ataques contra senhas podem se dividir em dois dipos: os que criam lista de palavras direcionadas e os que utilizam listas prontas.

Criando lista de palavras

O primeiro tipo é quando o atacante cria uma lista de palavras direcionada. Podendo ser direcionada a um processo ou a uma pessoa específica.

  • Quando é direcionada a um processo, seria em uma autenticação que possui um numero determinado de caracteres no login, por exemplo, 6 caracteres. Sendo assim, conforme tabela abaixo, um atacante levaria 5 minutos para montar uma lista com todas as combinações possíveis e descobrir/invadir determinada conta, aumentando para 8 dias se tiver caracteres especiais. Conforme a senha possuir mais caracteres, podemos observar que se torna impossível um atacante performar com sucesso um ataque deste tipo.

  • Quando é direcionado a uma pessoa, o atacante coleta diversas informações pessoais e ou de interesses do alvo e cria uma lista de palavras com diversas combinações. Caso a pessoa utilize informações pessoais na senha, possivelmente terá a senha descoberta.

Image

Utilizando listas prontas

O segundo tipo de ataque e mais comum, é quando o atacante utiliza listas com senhas de diversos vazamentos já ocorridos, ou seja, senhas reais e já utilizadas em diversos ambientes. Se sua senha foi vazado em algum momento da vida e você nunca alterou ela, possivelmente estará vulnerável a este tipo de ataque.

Já tive minha senha vazada?

O site Have I been pwned possui uma base com dados de diversos vazamentos de dados ocorridos. Então, podemos consultar nele se algum dado nosso já foi vazado, podendo pesquisar por e-mail ou por telefone.

Importante!

Não quer dizer que se por acaso seus dados não apareçam no site, em nenhum momento foi vazado. O site possui uma base enorme de dados mas não possui TODOS os dados de vazamentos já ocorridos.

Realizando consultas no Have I Been Pwned

Ao realizarmos a consulta e o retorno for uma tela verde vide exemplo abaixo, são boas notícias, nosso e-mail não participa de nenhum vazamento cadastrado no site.

Se realizarmos a consulta e o retorno for uma tela vermelha, más notícias, nosso e-mail está em algum vazamento cadastrado no site.

Descendo a tela até o final da página nos deparamos com mais informações sobre os tais vazamentos, com informações de quando o vazamento ocorreu e quais dados foram vazados. No exemplo abaixo podemos observar as seguintes informações:

Vazamento do Adoboe: Ocorreu em 2013, 153 milhões de contas foram vazadas, os dados vazados foram: e-mails, dicas de senha, senhas e usernames.

Vazamento do Canva: Ocorreu em 2019, impactando 137 milhões de inscritos, os dados vazados foram: e-mails, localizações geográficas, nomes, senhas e usernames.

 

Cadastrando e-mail para notificação de próximos vazamentos

No menu superior, na aba "Notify me", podemos cadastrar um e-mail para sermos notificados quando um novo vazamento ocorrer e nosso e-mail estar associado a ele.

Redes sociais

Está com dúvidas?

Consulte o guia de perguntas e respostas e fique informado.

Guias